Contra a Pirataria na Web

Proteja seus vídeos e material didático contra download não autorizado

Proteger o material didático na internet é a maior preocupação dos produtores de conteúdo. O Brasil é um dos maiores consumidores de vídeos no mundo e estratégias para proteger este objeto educacional são sempre bem-vindas.

Sem dúvida que o meio mais efetivo de resolver o problema da segurança seria promover a educação das pessoas. Enquanto esta realidade é apenas uma esperança outras estratégias são desenvolvidas. Opiniões ruins - download não autorizado

A NetFlix "resolveu" este problema de download não autorizado: Simplesmente permitiu o download de seus streamings. A Fox luta bravamente mas o fato é que horas depois de lançar um novo episório da série "The Walking Dead" ele já está disponível no Ororo.tv e legendado. O mesmo ocorreu com Game Of Thrones.

Compreendendo que seu intento não é o de ceder à voracidade dos hackers, avancemos nas estratégias de proteção de seus conteúdos! Primeiro é preciso compreender a tecnologia por tras da transmissão e armazenamento de seus vídeos. Forçosamente há no mínimo dois tipos de proteção: a primeria é a própria plataforma EAD (Plataforma de Ensino a distância) e depois o servidor de vídeo. O Sistema EAD é o primeiro responsável por esta segurança pois é ele quem permite o acesso ao vídeo somente aos pagentes do produto. A plataforma EAD é capaz de impedir acessos simultâneos ao conteúdo pago com o mesmo login e senha. É uma ótima estratégia. Uma classe de alunos mestre em "dividir" login e senha com vários usuários é a de Concurseiros. Alguns modelos de negócios vão além neste tipo de proteção e exigem que cada aluno acesse o conteúdo adquirido sempre pelo mesmo IP. Esta estratégia requer cuidado pois um aluno pode querer estudar no trabalho e em casa. Basta o aluno resetar o modem que seu acesso à plataforma EAD é cortado. Este estratagema traz grande inconveniente para os administradores!

Opiniões ruins - plataforma streaming

As estratégias de proteção mais usadas pelas Plataformas EAD são: inserir marca dágua com sua logomarca em cada vídeo ou inserir o nome e o CPF do aluno em posições aleatórias do vídeo enquanto ele roda. Este método não é perfeito embora eficiente.

Conforme comentado, além da Plataforma EAD há o Servidor de Vídeos. O papel do Sistema EAD é prover um controle primário de quem acessa o conteúdo enquanto o servidor de vídeos hospeda e protege cada um de seus vídeos. Muitos são os servidores deste tipo de mídia, tais como Vimeo ou Youtube. O vimeo é o mais famoso e o de melhor custo benefício do mercado mundial. Provê certa segurança contra download e é respeitado no mundo, embora não seja infalível. A GlobalEAD tem servidor de vídeos próprio com a segurança provida pelo Vimeo sem acréscimo de tarifas em qualquer de seus planos (aceita vídeos e cursos ilimitados). Este processo impede que o vídeo rode em outros domínos além do domínio de instalação da plataforma. Em outras palavras, copiar o código do vídeo não o fará funcionar em lugares diferentes do site principal.

A cereja do bolo em termos de proteção contra download não autorizado é o servidor de vídeos com tecnologia DRM (Digital Right Management). Trata-se de um tecnologia desenvolvida primeiramente para a indústria fonográfica para proteger seus conteúdos contra cópias não autorizadas. Tudo ocorre graças a um processo que codifica o vídeo no momento do upload para o servidor e o impede de ser copiado e reproduzido posteriormente. A tecnologia DRM realmente é fantástica: permite múltiplos bitrates (vídeo é fornecido para o usuário dependendo de sua banda de internet), codifica o vídeo e o impede de ser reproduzido em domínios estranhos ao permitido. Todos os planos de ensino a distância da GlobalEAD permitem vídeos ilimitados pois usam a tecnologia do Vimeo. A GlobalEAD disponibiliza a tecnologia DRM em todos os planos como um serviço extra. Basta seguir esta tabela para saber valores! .

Infelizmente não existe técnica perfeita, nem mesmo o DRM. O aluno sempre poderá gravar a tela de seu computador, renderizar novamente e realizar um upload desta cópia não autorizada para qualquer outro servidor!

A grande verdade é que estes pequenos furtos são um problema de educação. Poucos foram ensinados a entender uma opinião diferente sem um palavreado inadequado, que diria se apropriar do que não lhes pertence e ainda achar que não fez mal nenhum.

Complexo.

Pronto para testar nossas soluções em Plataforma EAD com vídeos ilimitados?
Teste nossa plataforma EAD sem compromisso por 7 dias clicando no banner abaixo e seja bem-vindo à GlobalEAD!

plataforma ead teste grátis

As imagens deste post são do brilhante cartunista https://www.facebook.com/shencomix/


Contate agora contato@globalead.com.br

Entre em contato

Ligue para (21) 3617-2607 ou (21) 98344-0909 ou mail contato@globalead.com.br.