Esta semana estou testando o programa de ENSINO A DISTÂNCIA Redu. Fiquei sabendo do sistema pelo blog de uma professora e a vi comentar coisas que me levaram a olhar a primeira página do sistema de EAD.
Pelo que entendi, a idéia é ser uma espécie de Facebook, tudo para permitir certa interação entre os alunos. Existe uma corrente de pessoas que crê que isso é uma tendência do mercado. Mas isto não é necessariamente verdade. Grande interação entre usuários é uma faca de duas lâminas. Em um ambiente altamente competitivo (cursinhos para concursos públicos), tendo em seu sistema algum problema ainda que momentâneo, você estará divulgando uma contra propaganda a seu respeito “escrita a caneta, não a lápis”. No caso de grandes corporações (como a FGV), os Fóruns são indispensáveis e a integração com seus alunos é estimulada. Mas a FGV já caminhou muito…
O fato é que percebi claramente que trata-se de um sistema ainda em versão beta (está divulgado isso no site), porém já há vídeos que visam explicar um pouco a respeito dele. Fiz perguntas e 24h depois uma pessoa me respondeu dando outras informações.
Para fazer o sistema Redu funcionar com sua aplicação, controle de usuários, etc, é preciso o trabalho de um profissional. A aplicação roda nos servidores da Redu, num sistema de nuvem. Mas se sua ambição é somente dar uma aula on line sem compromisso financeiro ou controle de alunos é uma dentre muitas soluções que o mercado oferece.
Boa sorte!