Quais as melhores plataformas de curso online?

Quais as melhores plataformas de cursos online?

Melhor… Pior… Isto é muito relativo. O que é “melhor” para uns é “pior” para outros. Talvez o meio mais indicado de descobrir qual é a melhor plataforma de cursos online é saber quais são os recursos das plataformas EAD (ensino a distância) em geral. Assim,você mesmo decidir qual é o melhor para o seu caso! Atalhos podem ser o caminho mais longo para lugar nenhum, quando não se sabe para onde ir.

Eis o que você verá neste artigo:

plataforma cursos online

Quais os 7 melhores recursos das plataformas de cursos online?

1 – Split Payment com checkout transparente

plataforma EAD com split payment

Em regra, todas as plataformas de cursos online têm a mesma máquina de funcionamento: são sistemas de ensino a distância embutidos em um portal onde cursos são vendidos em forma de produtos. Alunos escolhem os cursos na loja virtual e após a aquisição são liberados automaticamente para estudar. Após uma avaliação podem receber um certificado. O valor das vendas é liberado para o administrador logo após a venda. Pelo menos este é o princípio de funcionamento de grande parte das empresas de EAD (ensino a distância), embora algumas mudem um pouco esta regra (não pagando de forma automática seus administradores).

Split payment é o recurso que permite dividir o valor da venda imediatamente após sua realização. Graças a este recurso é possível ter programa de afiliados e professores parceiros.

1.1 Programas de Afiliados

plataforma com afiliados

Afiliados são indivíduos que se comprometem a indicar produtos de uma loja virtual de terceiros a troco de comissão. São literalmente vendedores sem carteira assinada, anônimos sem compromisso nenhum com o dono do produto, mas que indicam qualquer produto pois recebem comissão. Os Afiliados cresceram em relevância no mundo virtual graças a empresas com o Hotmart e o aumento da recessão econômica que elevou o desemprego.

Plataformas de cursos online que têm programa de Afiliados normalmente determinam a comissão a ser paga por produto para seus Afiliados. Graças a tecnologia do split payment, Afiliados podem receber suas comissões imediatamente após a venda. Da mesma forma, havendo charge back (cancelamento da venda por desacordo comercial), a comissão é estornada.

Operações de split payment normalmente estão vinculadas a um gateway de pagamento. Gateway de pagamento é um método de pagamento atrelado à plataforma de ensino a distância. Os mais conhecidos são PagSeguro, Mercado Pago, PayPal e Cielo.

Checkout Transparente é o nome que se dá quando a operação de venda é feita diretamente pelo GateWay de Pagamento, porém no domínio do administrador do Portal. Este processo é transparente para o comprador, ou seja, ele não sabe como está sendo processada a venda. No checkout tradicional, o comprador, no momento do pagamento, é levado para o portal do gateway de pagamento (PagSeguro, Mercado Pago, etc) e só depois de completo o pagamento é levado de volta ao domínio do vendedor. Com o checkout transparente todo o processo de venda ocorre no domínio onde está o produto.

1.2 Professores Parceiros

professores parceiros

Imagine a hipótese de que um único curso tenha mais de um proprietário. Ou, ainda, se um curso exista em um portal porém o administrador não seja seu proprietário. Destes dois casos, o valor da venda precisará ser dividido! Tanto melhor que a plataforma de cursos online possa dividir o valor da venda entre os seus vários donos, tudo de forma automática! Da mesma forma, o administrador do portal que tiver split payment em sua plataforma EAD poderá ter diversos cursos de proprietários diferentes! No momento da venda, a plataforma de cursos online poderá dividir o valor das vendas corretamente por cada professor e seu respectivo curso!

2 – Emissão de Notas Fiscais de forma automática

plataforma ead com nota fiscal

O recurso de emissão de notas fiscais após as vendas é importante para quem já tem musculatura ou pretende ter. O processo é “quase” automático. Após determinado volume de vendas, em certo horário, lotes de vendas são processadas para envio das notas fiscais para os compradores. Este processo é feito graças a interação da plataforma de cursos online com uma terceira empresa que se interliga com prefeituras de todo Brasil. As notas são enviadas por email aos compradores e obedecem a legislação vigente no país.

Considere que não é um grande risco iniciar um negócio sem o recurso de emissão de notas fiscais de forma automatizada. Muitas pessoas começam no ramo online sem a devida legalização, o que é compreensível. Contudo, considere que se deseja crescimento, cedo ou tarde precisará de um recurso para enviar notas fiscais para seus compradores.

Trocar de Plataforma de Curso online porque a que escolheu não possui um recurso importante como este pode ser traumático. Imagine crescer num espaço confinado?

3 – Suporte

plataforma ead suporte

Suporte deve obedecer o lema eficácia x tempo de atendimento. Pouco importa o suporte ter atendimento 24 x 7 se este se limita a responder protocolarmente sem resolver o problema. O suporte precisa te ajudar resolver eventuais problemas, ainda que a empresa provedora da plataforma de curso online não seja a causadora.

Quantas vezes precisei mostrar para o cliente que a plataforma de EAD estava fora do ar porque ele não havia pago a fatura anual de manutenção do domínio? Sempre bom encontrar pessoas preparadas, muito melhor do que robôs!

4 – Segurança dos materiais didáticos ( SSL, Videos e Apostilas )

plataforma ead segurança

4.1 Idade da Empresa fornecedora da Plataforma de Cursos online

Ponto super sensível é o da segurança de seus conteúdos. É comum escutar histórias de pessoas que pagaram profissionais que depois de algum tempo sumiram.

Escolher a empresa provedora de sua plataforma de curso online é um exercício que flutua entre idade e eficiência. Em 2019, o censo indicou que 60% das empresas encerram suas atividades em menos de 5 (cinco) anos de existência. Aposte que este número se agravou com a crise do Coronavírus de 2020.

A GlobalEAD, empresa cujo CEO e fundador é o engenheiro que vos escreve, nasceu em 2008 e, graças a Deus, sempre cresceu desde então. A realidade é que os desafios nascem sem avisos com o raiar do Sol e sobreviver a cada novo raiar por vezes é uma façanha. Quem imaginou que em abril de 2020 o mundo seria acometido por uma pandemia mundial? Imagine sobreviver a isto ainda mais forte? Muitos não conseguiram. O terror foi tanto que o Google Adwords ofereceu um crédito para todas as empresas continuarem a anunciar em 2020.

Obs. A GlobalEAD vende licenças de uso de plataformas de ensino a distância e cria cursos sob demanda. Conheça 🙂

4.2 Certificado de Segurança ( SSL )

O certificado de segurança SSL ( Secure Socket Layer ) é um mecanismo de criptografia criado para aumentar a segurança dos dados compartilhados pela web. É instalado no servidor da plataforma de cursos online e na prática muda o protocolo de acesso ao domínio para HTTPS! Todo domínio e loja virtual que possui SSL deve ser acessado por HTTPS e não http simplesmente. É comum encontrarmos um pequeno cadeado ao lado do nome do domínio que possui https !

O SSL é uma proteção extra à loja virtual e visa criptografar os dados que trafegam por ela, como números de cartão de crédito, por exemplo. O SSL tem a função de codificar os dados e, caso algum inafortunado tente se apropriar de alguma informação sigilosa, este fracassará, visto que o SSL codifica todos os dados trafegados.

O SSL é muito usado em operações com checkout transparente. Repare que em operações que não usem checkout transparente o SSL praticamente não é necessário, embora o marketing sobre este certificado diga o contrário. Ora… se o checkout é o momento em que o usuário preenche seus dados sensíveis, como cartão de crédito e CPF, e este processo é feito no GateWay de pagamento e não no domínio da loja virtual, o SSL não é necessário. Esta conclusão é lógica… Simplesmente não é necessário porque não há dados sensíveis a proteger, mas ninguém te dirá isso (exceto o engenheiro que vos fala).

Ignoremos o parágrafo anterior. Considere que o SSL estará presente em qualquer plataforma de cursos online. É considerado padrão 🙂

4.3 Proteção de suas Videoaulas contra download não autorizado

Existem algumas formas de proteção de suas videoaulas contra pirataria (download não autorizado) e as muitas empresas de plataformas de cursos online usam estratégias diversas: token, CPF do aluno em posições aleatórias na tela e criptografia por DRM (Digital Right Management  ou  gerenciamento de direitos digitais)

plataforma ead segurança

4.3.1 – Tokens

O mecanismo de proteção contra pirataria por token consiste em incluir no código extra no player do vídeo. Tal código contém, inclusive, um timestamp (um número que representa a data e a hora que o vídeo irá expirar e não poderá mais ser visto).

A estratégia por token é interessante, porém um usuário com pouca experiência pode realizar pelo menos dois processos para quebrar esta barreira: realizar o download do vídeo usando um software como downloadHelper ou simplesmente retirar o token do código do Vídeo. Inúmeros testes foram feitos em pelo menos três empresas de ensino a distância existentes no mercado. Infelizmente nenhuma delas foi capaz de atender plenamente as expectativas de segurança básicas dos vídeos usados nos experimentos que realizamos.

4.3.2 – DRM

Criptografia por DRM é um excelente método comprovado para segurança de seus vídeos. O processo consiste em criptografar os vídeos e entregá-los aos usuários de acordo com a banda disponível. Em outras palavras, a tecnologia por DRM também usa bitrate adaptativo. Caso a banda de internet do consumidor esteja excelente, tanto melhor: este receberá o vídeo em sua melhor qualidade. A contrário senso, um usuário com internet de baixa qualidade receberá o vídeo da mesma forma, porém não perderá a experiência do vídeo!

A criptografia por DRM nasceu de uma exigência do mercado cinematográfico e fonográfico, em uma flagrante tentativa de impedir a pirataria. A estratégia era de proteger direitos autorais de maneira segura, uma vez que a tecnologia havia “avançado demais”. Até a década de 90 era comum fitas k7 para copiar músicas, porém era flagrante a perda de qualidade. Com o advento das mídias digitais, cópias passaram a ser perfeitas, trazendo prejuízos milionários às indústrias do setor.

O processo consiste em criptografar o conteúdo da música ou do vídeo. O processo de cópia é sempre o mesmo: realizar o download enquanto o vídeo ou música estiver rodando. Uma vez que o conteúdo é criptografado, baixá-lo será inútil. Quando o usuário tentar executar o conteúdo baixado verá uma “tela preta” ou nenhum áudio.

Testes foram feitos com sucesso nas Plataformas de Cursos online da GlobalEAD. Você poderá testar livremente, havendo interesse, ou tirar suas dúvidas aqui por WhatsApp.

A tecnologia por DRM é invencível? É certo que não, embora ela derrube o principal dos softwares de pirataria, como o downloadHelper. Uma das formas de vencer a tecnologia DRM é gravar a tela inteira.

4.3.3 – CPF do aluno em posições randômicas do vídeo

Gravar a tela inteira enquanto o vídeo estiver rodando pode ser tedioso. O vídeo fica enorme e com qualidade inferior, porém há quem se dê a este trabalho. Após gravar a tela, este usuário com má intenção renderiza no vídeo furtado novamente (com intuito de reduzir seu tamanho) e o publica em um novo servidor de vídeos.

Como se proteger esta façanha de gravar a tela inteira? Publicando o CPF do usuário que está assistindo o vídeo em posições aleatórias constrange a prática de gravar a tela.

A estratégia de escolher posições aleatórias torna o trabalho de edição para “apagar” o CPF da tela impossível.

4.3.4 Proteção de material didático por apostilas

É difícil proteger uma apostila, principalmente em formato de PDF. Algumas táticas até prometem sucesso como impor senhas que só são conhecidas pelos proprietários e alunos. Infelizmente existem programas que derrubam tais senhas, mas o processo de proteção ainda tem cartas na manga!

É comum encontrarmos no rodapé de apostilas em PDF avisos legais contra pirataria e o CPF do usuário que por ventura resolver realizar o download. Esta prática constrange a técnica de replicar este tipo de material didático de forma eficiente. Talvez o grande inconveniente deste artifício é o fato da tecnologia exigida para esta prática necessitar grande qualidade dos PDFs. Esqueça usar uma apostila de má qualidade em celulares. Simplesmente tais apostilas nem vão abrir. A solução é verificar a integridade delas em sites como ilovepdf (gratuito, desde que para poucos arquivos).

Outra tática muito boa é transformar suas apostilas em livros virtuais. Sites como issuu.com e slideshare.net fazem isso muito bem. Grandes Plataformas de Cursos online já têm este recurso incorporado .

5 – Plataformas de Cursos on line “Grátis” x Pagas

plataforma ead grátis

O tema “plataformas de cursos online grátis” nunca sai de moda. A mais famosa plataforma de cursos online grátis no mundo é o moodle, sem dúvida. Recordo que não há almoço grátis. O investimento zero está apenas no código fonte da plataforma. A hospedagem e suporte não estão inclusos neste pacote, obviamente. Personalizar uma plataforma grátis requer conhecimento ou dinheiro. O luxo de perguntar algo a alguém por telefone ou por chat online não tem preço. Ou melhor… Tem. Com o moodle, seu suporte grátis será apenas por um Fórum de dúvidas universal.

Interessante frisar o site CursosDistancia.com.br. Oferece plataforma de cursos online gratuita no primeiro plano oferecido. Outro ponto importante: em todos os planos há ferramenta de transmissão ao vivo sem acréscimo de tarifas. Ministrar cursos ao vivo não serão um problema nesta plataforma EAD.

As plataformas de cursos online Pagas precisam se manter. Hospedagem, suporte e os contínuos avanços tecnológicos sempre vão requerer investimentos em pecúnia.

6 – Cursos ao vivo

Grande conforto é ter ferramenta para transmissão ao vivo embutido na plataforma EAD.  Há duas possibilidades para ter seu curso online ao vivo. Uma delas é usar alguma ferramenta de transmissão ao vivo existente no mercado e adaptar à plataforma de cursos online. Também conhecidas como ferramentas de webconferência, podemos exemplificar Cisco, Zoom, goToMeeting, Webinarjam e Google Meeting. Outras plataformas como Youtube e até mesmo o Facebook permitem a transmissão ao vivo, mas este artigo está focado em alunos pagantes de seus conteúdos.  Portanto, Youtube e Facebook estão de fora, no momento.

Uma das desvantagens de se escolher esta primeira estratégia para seus cursos ao vivo é a segurança. Alunos podem compartilhar o link da transmissão ao vivo com os inadimplentes. Outro problema é a descentralização do suporte. Eventuais problemas serão de responsabilidade da plataforma de transmissão ao vivo OU da plataforma EAD? Será necessário algum conhecimento para integrar a ferramenta de transmissão ao vivo com a sua plataforma de Cursos online. Considere o tempo como fator de custos, caso opte por esta estratégia.

A segunda estratégia para ministrar cursos ao vivo é escolher uma plataforma de cursos online que já possua o recurso de transmissão ao vivo incorporado.  Neste caso, uma pequena entrevista no momento da contratação se faz necessária. É preciso saber qual o público alvo a ser atingido, a qualidade de internet dos alunos e até a do professor. Em alguns casos, recursos ainda mais avançados podem ser necessários, como banda de internet dedicada (recurso usado somente para grandes empresas).

Transmitir um curso ao vivo requer saber algo mais que o público alvo: tempo de delay (tempo de atraso entre o envio e o recebimento das imagens ou pacotes de áudios), quais regiões se encontram os alunos, aplicativo de celular e métodos para agendamento da aula ao vivo.

7 – Plataforma EAD com Cursos inclusos

plataforma ead completa

Sem dúvida o sonho de muita gente: portal personalizado com plataforma EAD, loja virtual incorporada, transmissão ao vivo, aplicativo de celular e dezenas de cursos online prontos já inclusos, tudo no mesmo negócio digital e domínio do contratante.

A única empresa que descobri com todos estes recursos é a GlobalEAD, através de seu plano completo de ensino a distância.

No mesmo modelo de negócios, há versões com 25, 50 e ainda 90 cursos inclusos na plataforma de cursos online. A empresa ainda produz cursos sob demanda, caso o contratante não tenha meios para fazer seus próprios conteúdos.

Os cursos online disponíveis no Plano Completo estão em vários formatos: videoaulas, apostilas, animações SCORM, simulados e, em alguns casos, games.

O projeto conta com programa de Afiliados personalizado pelo contratante, vários gateways de pagamento, layout responsivo (design do portal se afeiçoa ao dispositivo, seja ele um desktop ou celular) e liberdade para criação ilimitada de cursos.

A plataforma de cursos online conta com tecnologia DRM e CPF do aluno em posições aleatórias do vídeo.

8 – Aplicativo de Celular

Desde a década de 90, quando o aparelho de celular foi lançado, o comportamento dos seus usuários mudou muito. Nesta onda de avanços, recursos como o WhatsApp facilitaram as comunicações entre as pessoas reduzindo seu custo a zero (desde que exista internet banda larga disponível). Desde então, o aparelho de celular praticamente perdeu a função de simplesmente “ligar e atender” chamadas. O próprio desktop começou a perder lugar e os usuários passaram a usar o celular como uma terceira mão.

Justamente nesta vibe de uso extremo do celular é que os aplicativos se tornaram tão populares. No negócio online, estudar em plataformas de cursos online por seus aplicativos se tornou vital. Assistir um vídeo andando pela rua, na condução ou nos momentos mais inusitados virou normalidade.

Possuir um aplicativo de celular é um dos quesitos de comparação entre as plataformas de cursos online.

Finalmente, baseado nos 7 princípios destacados neste post, podemos destacar pelo menos três plataformas de cursos online existentes no mercado brasileiro.

Quais as 3 Principais plataformas de Cursos online?

1 – GlobalEAD

plataforma ead GlobalEAD

A GlobalEAD “nasceu” em 2008, sendo uma das mais antigas do mercado. O faturamento médio mensal de sua clientela excede R$ 1.000.000,00 . Com milhões de alunos registrados em suas plataformas de EAD em 2020, não deixa dúvida a solidez e presença no cenário nacional.

Um dos recursos marcantes é o teste grátis, cursos inclusos e produção de cursos sob demanda.

2 – CursosDistancia

A CursosDistancia se destaca justamente por possuir ferramenta de transmissão ao vivo gratuita em todos os planos. O primeiro plano, até 5 alunos, é totalmente gratuito.

3 – Moodle

Moodle é um plataforma de cursos online com código fonte gratuito e isto a popularizou. O alto custo da personalização da plataforma e ausência de suporte eficiente fez proliferar várias empresas do setor. A verdade é que a própria GlobalEAD nasceu justamente por conta disto 🙂

 

Curtiu o artigo? Entre em contato via WhatsApp com o produtor de conteúdo Alessandro Marlos, engenheiro, CEO da GlobalEAD.

 

Que tal experimentar nossa Plataforma EAD gratuitamente ou experimentar um de nossos
Cursos Sob Demanda?

 

PLATAFORMA EAD TESTE GRÁTIS

Deixe uma resposta