O que é Plataforma EAD

O que é Plataforma EAD?

Tente responder o que seria uma Plataforma EAD (acrônimo de Plataforma de Ensino a Distância) há quarenta anos atrás. A propaganda da revista fala de um curso a distância. O jovem vai no correio e na cartinha está o cupom com o nome do curso desejado. A empresa fornecedora do curso, zelosa, enviou o boleto bancário que a tia pagou. Até que foi rápido: os livros chegaram em quinze dias. O menino estudou tudo, respondeu o questionário e na cartinha havia as dúvidas sobre aquele cursinho de eletricista que havia feito. Demorou um mês, mas o professor conseguiu esclarecer tudo para o menino através do formulário padrão da empresa.  A provinha foi marcada, presencialmente, em uma das escolas conveniadas.

O diploma era lindo. Após a taxa de envio, está colado na parede até hoje. O menino virou um homem e trabalha como chaveiro.

Então, uma Plataforma de Ensino a Distância é um processo de ensino no qual instruendo ( o menino do exemplo ) e o professor estão separados por uma distância qualquer. Os objetos educacionais são os diferentes materiais didáticos consumidos ( os livros ) e o professor e o aluno não precisam se comunicar simultaneamente (chamamos este processo de tutoria assíncrona).

Este artigo é outra forma de discorrer sobre este assunto já apresentado aqui, porém apresentando o “fator Corona Vírus”, de 2020.

 

Os ambientes das Plataformas EAD

As plataformas de EAD podem possuir diversos ambientes, facilitando a gestão. O aluno tem seu ambiente de estudo e é muito comum escutarmos o termo “área de membros” (uma invenção da Hotmart que colou). O professor ganhou novo status, em ensino a distância: “Tutor“. É o responsável pela comunicação direta com o aluno e muitas vezes postagem de conteúdos. Universidades costumam ter vários ambientes: secretaria, coordenação pedagógica e, em vários casos, departamento financeiro.

 

Objetos Educacionais

Objetos Educacionais são os materiais didáticos, onde, atualmente, vídeos são a crista da onda. Em EAD, apostilas precisam ser muito bem diagramadas, com as fontes amplas. Provas são aplicadas diretamente pelo próprio sistema, logo após o consumo dos conteúdos, permitindo uma avaliação rápida. Cada objeto educacional obedece o tipo de aluno (também chamado de público alvo) que consumirá o recurso. A tecnologia hoje permite até conteúdos interativos, avaliando sutilmente o aluno enquanto ele estuda. É a verdadeira utilidade dos games.

 

Interação Aluno X Tutor

O Tutor sempre foi a parte mais cara no processo de ensino X aprendizado. Quando o valoroso Tutor atende o aluno de forma simultânea, seja através de uma ferramenta de transmissão ao vivo ou chat, dizemos que o processo de comunicação é síncrono. Caso nosso aluno envie sua dúvida e o tutor responda no seu tempo, dizemos que a comunicação é assíncrona. Perceba que a primeira opção quase sempre exige investimento maior…

 

Gateway de Pagamento

Digamos que o aluno pague o curso online para um intermediário, ao invés de pagar direto para o dono do curso. Tal intermediário recolhe para si uma taxa e intermedia a relação entre estes digníssimos atores do ensino. Havendo problemas, divergências, o “intermediário” terá poder para arbitrar. Os mais famosos são PagSeguro, PayPal e MercadoPago.

 

Certificados

Não há como deixar de citar os Certificados nos cursos online. Graças a Lei dos Cursos Livres, muitos recorrem aos cursos online atrás destas maravilhas digitalizadas.

 

Problemas das Plataformas EAD

A Pandemia do Corona Vírus em 2020 foi um evento impressionante a favor do Ensino a Distância, mas consideremos que em certas áreas este tipo de aprendizado é impraticável. Cheiros e Texturas são impossíveis no EAD. Maturidade é indispensável e certa faixa de idade nem sempre se relaciona muito bem com a ausência de um supervisor. O ensino presencial agora usa o online através do “ensino híbrido (sala de aula invertida)” . Expor o aluno ao conteúdo antes da apresentação da aula presencial é uma estratégia muito interessante. Entidades como o IME (Instituto Militar de Engenharia) usaram esta estratégia com sucesso. Percebemos que este expediente requer recursos financeiros por parte do aluno. Grande parte de nossos estudantes não tem internet em suas residências (quando tem residências).

 

Em suma, plataforma de EAD é um processo de ensino/aprendizado que invadiu o ensino presencial. O inevitável dilema entre o ensino a distância e o ensino presencial teve a Pandemia de 2020 como um divisor de águas forçado.

E o que será do futuro?

Alguma doença pelo isolamento para virar este jogo na luta do presencial com o online?

Alessandro Marlos é engenheiro de TI da GlobalEAD – Plataformas de EAD e produção de conteúdo

 

Que tal testar uma de nossas incríveis plataformas de EAD para cursos online, treinamentos e universidades corporativas?

plataforma ead

Deixe uma resposta