Criar curso sob demanda?

Criar curso sob demanda não deveria ser difícil. Afinal, ensinar é uma prática de customização do conhecimento. Criar Treinamentos personalizados é fabricar uma luva, desde que você conheça quem vai usar. Contudo, há quem se pergunte: por que contratar alguém para produzir meu curso online se eu mesmo posso fazer?

 

Criar curso sob demanda – 01. Didática

Os primeiros três meses de aula haviam se passado quando, na prova, percebi que não havia entendido o conteúdo da disciplina. A nota era um sinal bem claro. História sempre foi meu forte, mas os Faraós do Egito pareciam ter nomes muito complexos. Enfim, o inesperado aconteceu. A professora substituta falava as mesmas coisas. Os Faraós não mudaram de nome mas eu passei a compreender aquele monte de deuses do Egito. Nunca uma perna quebrada afetou tanto o meu entendimento sobre um assunto.

A verdade é que a matéria era a mesma, mas a didática das professoras era muito diferente. Acidentes domésticos com idosos são comuns mas no caso em tela não foi fatal. Ainda bem 🙂

 

Criar Cursos sob Demanda – 02. Público Alvo

Crianças são impressionantes!

Os “Teletubbies” pareciam um místico feitiço em 1999. Pensei: “há alguma coisa errada com o público” mas aquilo era um prelúdio para o verdadeiro terror: a “galinha pintadinha”, nascida em 2006. Enfim, o suicídio tem explicação lógica a partir de trinta minutos de exposição forçada destas criaturas.

O mistério está no público alvo e não no conteúdo. Uns podem se escandalizar com um conteúdo e outros não. É preciso sopesar Maturidade com objetivo. Na casa de amigos, observei as crianças aprendendo inglês com Bob Zoom. Enfim: o sentido: A forma de ensinar precisa acompanhar a capacidade dos meus queridos alunos!

Conteúdo sólido para os que tem dentes. É por isso que está escrito:

“Tenho muito o que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora”. João 16:12 .

Criar Cursos sob Demanda – 03. Objetos Educacionais

Objetos educacionais são os formatos possíveis para cada conteúdo. Podemos dizer que um vídeo é um tipo de objeto educacional. Uma apostila ou um game são outros dois exemplos de objetos educacionais.

A situação do Brasil perante o consumo de vídeos em relação ao mundo é impressionante, sem dúvida. Esta arte tem sido usada para o bem e para o mal, mas sua eficácia é inegável.

Certa vez, em uma argumentação por escrito via WhatsApp, uma pessoa me perguntou: “Está escrito no site que posso enviar 5Gb de vídeos por semana. Então, ao final de duas semanas, poderei enviar 10Gb no total. Só que isto não está claro pra mim. Posso ligar?”

Quando atendi o telefone a pessoa me perguntou: “Está escrito no site que posso enviar 5Gb de vídeos por semana. Então, ao final de duas semanas, poderei enviar 10Gb no total. Certo?”

A minha resposta foi a mesma porém o cliente comentou: “agora entendi, obrigado.”

Cada pessoa tem um método de aprendizado. Uns são melhores por escrito; outros só conseguem aprender melhor quando escutam e ainda outros somente por uma combinação de escrita, leitura e ação!

 

Criar Cursos sob Demanda – 03. Conclusões

Então por que contratar alguém para produzir seu curso sob demanda?

Expertise. Ninguém saberá como você seu conteúdo, mas ensino a distância é uma mescla de estratégias. Conhecer atalhos pode encurtar seu tempo até a glória.

Os objetos educacionais e a forma de ensinar precisam acompanhar seu público alvo, evitando vitimizar os instruendos ao invés de ensinar. Vídeos são a forma mais fácil de adquirir conhecimento; a arte de usar corretamente as cores é o meio mais aguçado de transmitir emoções, enquanto conteúdo SCORM é método mais adequado quando há textos profundos!

Seres humanos são impressionantes!

 

Alessandro Marlos é engenheiro da GlobalEAD e produtor de conteúdo. Venha conhecer  nossas dezenas de cursos prontos ou solicite um orçamento de produção de seu valoroso curso online através de nosso WhatsApp 21 97950-4748!

 

 

criação de curso sob demanda

Deixe uma resposta